PUBLICIDADE
Energia elétrica sem desperdício e com segurança
15/07/2019 16:41 em Economia

GERÊNCIA DE​ COMUNICACAO E MARKETING

e-mail: comunic@energisa.com.br| www.energisa.com.br

Segunda-feira, 15 de julho de 2019 15:04 por email

 

Dicas para consumo consciente da energia e com segurança no período das férias escolares

 

É Julho, mês de férias escolares e de muita diversão. Por isso, a Energisa preparou uma série de dicas para você que vai curtir as férias com seus filhos em casa ou vai aproveitar o período para viajar. Fique atento:

 

·         aproveite a luz natural. Evite deixar lâmpadas acesas durante o dia. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando. As crianças devem fazer o mesmo. 

 

·         evite que as crianças durmam com a televisão ligada. Neste caso, a dica é: use a opção de programação de tempo para desligamento automático. Desligue a TV quando ninguém estiver assistindo.

 

·         computador também merece atenção especial. Sempre que você der uma pausa, desligue o monitor de vídeo. Ele é responsável por 70% do consumo de energia. Se puder, configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.

 

·         fique atento ao tempo de uso das TVs, computadores, vídeo games e outros brinquedos eletrônicos.  Estabeleça horários e evite desperdícios. Uma boa opção é brincar e praticar atividades com as crianças ao ar livre. 

 

·         A geladeira também merece uma atenção redobrada. Ela é responsável por até 30% do consumo de energia de uma residência. Por isso, evite abrir e fechar a geladeira com frequência. 

 

·         aproveite os dias quentes. Deixe o chuveiro na posição verão, o que reduz a conta em cerca de 30% durante o mês. 

 

Para as crianças que gostam de soltar pipa, lembre-se: pipa e rede elétrica não combinam. Neste caso: 

 

          * Escolha lugares abertos, longe da rede elétrica, como campos de futebol e parques.

 

          * Nunca tente retirar pipa enrolada em fios elétricos.

 

          * Não use papel alumínio ou fios metálicos para fazer a sua pipa. Esses materiais conduzem energia elétrica com mais facilidade e provocam choques e curto-circuito. ​

 

Se for viajar, apague todas as luzes e evite o modo stand-by (modo de espera) dos eletroeleletrônicos. O ideal é retirar os aparelhos da tomada, principalmente aqueles que não são de uso contínuo.

 

Em caso de viagens longas, é recomendável desligar a chave geral do imóvel e esvaziar a geladeira. Para aqueles que gostam de deixar uma lâmpada acesa como indicativo de presença, instale uma lâmpada fluorescente compacta de baixa potência. Essa dica é válida para quem vai viajar ou sair à noite.

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!