PUBLICIDADE
Governo suspende oito lotes de vacina animal contra Leishmaniose
26/05/2023 08:22 em Saúde Animal

Fiscalização viu chance de riscos à saúde em lotes da Leish-Tec

 

 

Publicado em 25/05/2023-19:29 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional-Brasília/Portal EBC (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-05/governo-suspende-oito-lotes-de-vacina-animal-contra-leishmaniose)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou a suspensão da fabricação e venda da vacina Leish-Tec, contra a doença Leishmaniose. A justificativa é evitar riscos à saúde animal e humana. A decisão vale para 8 lotes da vacina e foi tomada depois de uma fiscalização que identificou a possibilidade de riscos à saúde.

As fiscalizações ocorrem em fábricas de produtos veterinários, de forma rotineira. O objetivo é verificar as práticas de fabricação, controle de qualidade e os relatos de eventos adversos enviados para os fabricantes.

De acordo com a pasta, a empresa fabricante já iniciou o recolhimento dos lotes em questão, que são: 29, 37 43, 44 e 60, de 2022; e os lotes 004, 006 e 17 de 2023. Esses produtos apresentam teor de proteína chamada A2, abaixo do mínimo exigido.

A chamada leishmaniose visceral é uma doença animal e causa grave problema para toda a saúde pública. Essa zoonose é transmitida para animais e até humanos, através da picada de insetos fêmeas infectadas. Esses vetores são conhecidos popularmente como “mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui”, entre outros. No Brasil, as transmissões mais comuns ocorrem com os mosquitos-palha.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Albuquerque

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!