PUBLICIDADE
Cataguasenses elegem neste domingo conselheiro tutelar e suplente para o mandato 2022/2023
07/04/2022 17:11 em Cataguases-MG e Região

Cataguases-MG, 07 de abril de 2022 - Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Cataguases-MG

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

Neste domingo, dia 10, acontece a eleição para conselheiro tutelar de Cataguases, entre 8h e 17h, na Secretaria Executiva dos Conselhos, localizada na rua Major Vieira, nº 212, Centro. Podem votar os eleitores cataguasenses, maiores de dezesseis anos, O voto é voluntário. O Pleito irá eleger um Conselheiro Tutelar Titular e um conselheiro suplente, para o exercício do mandato de 2022/2023, por conta da atual vacância do conselho tutelar do Município. Os candidatos Pastor Marcos Lemos (01) e Bento (02) concorrem à vaga.

Para votar, basta apresentar documento de identidade com foto e o Título de Eleitor, não é permitido o voto por procuração. Cada eleitor deverá votar em apenas um candidato. A apuração dos votos será feita no próprio domingo, quando acontece a divulgação do resultado. A previsão é que o candidato eleito seja empossado ainda em abril. O Processo de Escolha do Conselho Tutelar é regulamentado pela Resolução Editalícia 033/2021, organizado pela Comissão Organizadora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e teve início em outubro de 2021, com a abertura das Inscrições, seguida de Prova de Aferição de Conhecimentos e Avaliação Psicológica.

A secretária de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno, explica que a atividade de conselheiro tutelar é fundamental para a proteção dos mais jovens. “É importante os eleitores de Cataguases irem às urnas neste domingo, porque desde 1990, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a nossa referência em proteção integral dos direitos dessas pessoas é fundamentada pelo Conselho Tutelar. Então, quando escolhemos a pessoa que representa esse órgão, que é autônomo e zela pelo cumprimento das leis de proteção da criança e dos adolescentes, nós estamos contribuindo para que elas sejam resguardadas desde o pré-natal da mãe até a adolescência”, disse.

Carol completa falando sobre o processo de votação. “As equipes da Prefeitura e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente estão prontas para realizar o pleito e todos nós esperamos um processo eleitoral tranquilo, organizado e transparente. Para isso, nós contamos com o apoio dos nossos servidores e com a colaboração dos candidatos e dos eleitores”, concluiu.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!