PUBLICIDADE
Prefeitura de Cataguases-MG se mobiliza em atendimento aos atingidos pela enchente
10/01/2022 16:27 em Cataguases-MG e Região

 

 

Em 10 de janeiro de 2022 - Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Cataguases-MG

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

Diante das fortes chuvas que atingiram Cataguases e outros municípios da região nos últimos dias, ainda na manhã de sábado, dia 8, o prefeito José Henriques acionou o Plano de Contingência da Defesa Civil e instalou um gabinete de crise por tempo indeterminado na sede da prefeitura. Durante todo o dia, de hora em hora, a Defesa Civil passou a monitorar o rio Pomba e o ribeirão Meia Pataca, e o aumento dos níveis das águas foi amplamente divulgado pela prefeitura, por meio de seus canais de comunicação.

Com a confirmação do transbordamento do Rio Pomba, superando 5,50 metros no início da madrugada de sábado para domingo, toda a equipe de governo, incluindo o vice-prefeito Marco Andrade e demais servidores já estavam envolvidos no atendimento aos moradores que ainda não tinham saído das áreas de risco. Assessores do deputado estadual Fernando Pacheco também acompanhavam os trabalhos.

Até a manhã deste dia 10, segunda-feira, somaram 121 pessoas desalojadas, sendo 58 delas acolhidas em abrigos provisórios instalados nas escolas municipais Flávia Dutra e Maria José Peloso e no Albergue. As demais estão em casas de parentes ou amigos. Por meio de ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, nestes abrigos estão sendo oferecidas refeições, roupas de cama e itens de banho e de higiene pessoal. A Escola Municipal Antônio Amaro e a Creche do Bairro Pampulha também já estão prontas para receber aqueles que necessitam de assistência.

No domingo, dia 10, Cataguases passou a contar com apoio do Pelotão de Emergência Ambiental e Desastre (Pemad) do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, para reforçar as operações de resgate com uso de bote motorizado e equipamentos de segurança. Na noite de domingo, o volume de água do rio Pomba chegou a 7,62 metros acima do seu leito, conforme medição realizada às 21 horas pela Defesa Civil.

SAÚDE – Devido à enchente, nesta segunda-feira, dia 10, ficaram suspensos os atendimentos nos postos de saúde dos bairros Justino, Vila Reis, Taquara Preta, Santa Clara, Beira Rio, Primavera e na Policlínica Municipal. Os serviços de testagem da Central Covid foram transferidos para os demais postos de saúde que estão em funcionamento. Também nesta segunda, as viagens dos pacientes para tratamento fora do domicilio tiveram que ser suspensas.

OCORRÊNCIAS – As equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Serviços Urbanos e de Obras articularam suas ações em plantão neste final de semana. Além da retirada dos moradores das áreas ribeirinhas, foi atendida uma ocorrência de deslizamento no beco São José, bairro Pouso Alegre. No local, está sendo erguido um muro de arrimo, por meio de recursos federais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A obra em andamento evitou maiores danos.

Na manhã desta segunda-feira, dia 10, outra ocorrência foi registrada na Rua Edgard Coutinho, bairro São Pedro, causando danos a uma residência. Nos dois casos não houve vítima.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!